Móveis planejados e sob medida são a mesma coisa?

Apesar de serem usados frequentemente como termos sinônimos, as duas categorias possuem grandes diferenças. Ambos os tipos de móveis, planejados e sob medida, podem ser adaptados a uma variedade de projetos, seja em ambientes compactos ou amplos. Porém, a escolha depende do valor que o cliente deseja investir em seu novo mobiliário, e do tempo que dispõe para aguardar a entrega dos móveis.

Entenda as diferenças

As diferenças entre os termos são bastante simples. Para o mobiliário sob medida, o profissional faz peças com o tamanho exato do imóvel, que se encaixem milimetricamente nos espaços desejados. Além da medida, o cliente decide também as cores e o design.

Já para os móveis planejados são utilizados módulos pré-fabricados que se encaixam entre si, com medidas padronizadas. Como explica a arquiteta Daniele Soares ao portal Pense Imóveis, nesse tipo de peça não é possível escolher todos os detalhes: “O móvel planejado trabalha com a fabricação de modulados, ou seja, todas as peças são feitas em medidas padrão. A partir das peças já determinadas pela fábrica, as lojas do ramo desenvolvem o projeto, desenhando através de programas computadorizados”.

Ferramentas de marcenaria

E agora, qual escolher?

A escolha entre um ou outro depende do perfil do consumidor. Quem precisa de móveis com entrega rápida pode optar pelos modulados. Outra vantagem desses produtos é a fácil visualização do resultado, é possível ter noção de como o seu ambiente ficará no próprio showroom da loja, conforme explica a designer de ambientes Fernanda Berni ao jornal Estado de Minas:

“Essa visualização dá mais segurança ao consumidor na hora de adquiri-lo. Como desvantagem temos a limitação do projeto, que se dá na escolha dos módulos que os lojistas oferecem”.

Se o cliente deseja algo mais exclusivo e personalizado, certamente o móvel sob medida será a melhor opção. Porém, é preciso lembrar que esse tipo de mobiliário requer um investimento maior, e pode demorar, em média, sessenta dias para ser entregue.

Em espaços compactos, Fernanda aconselha optar pelo mobiliário individualizado para utilizar melhor a área: “(…) por exemplo, para um fechamento no vão de uma escada. Fazê-lo na marcenaria resulta em melhor aproveitamento do espaço”, acrescenta.

Espaço reaproveitado

Se você gostou do projeto acima, pode reproduzi-lo utilizando nossos painéis com tons madeirados escuros. Entre as sugestões estão os padrões Walnut, Palissandro Bahia e Carvalho Sevilha.

Padrão Walnut

Padrão Walnut

Padrão Carvalho Sevilha

Padrão Carvalho Sevilha

Padrão Palissandro Bahia

Padrão Palissandro Bahia

Materiais versáteis são a solução

Quer proporcionar inovação e funcionalidade aos cômodos? Opte pelo MDF. A versatilidade dos painéis da Arauco permite que eles sejam confeccionados tanto em mobiliários planejados como em versões sob medida. O motivo é a composição da matéria-prima, que traz uma superfície homogênea e sem orientação de fibras, possibilitando que o corte seja feito em qualquer sentido, e que o profissional crie uma infinidade de móveis.

Além da qualidade de seus painéis, a Arauco se preocupa também em trazer as últimas tendências para dentro do seu projeto. Todas as nossas linhas são desenvolvidas para garantir modernidade, beleza e sofisticação nos cômodos. A linha Unicores Connection, por exemplo, engloba tons requintados e que combinam perfeitamente com padrões madeirados. Algumas tonalidades, inclusive, foram destaques em feiras internacionais, como a Eurocucina, de Milão.

Ambiente Arauco

Se você tem dúvidas sobre os padrões que estão em alta, aposte em tons de cinza, como o Cinza Cristal. O bege também é sempre atual, e está sendo bastante citado pela mídia especializada. Para inseri-lo nos móveis, opte pelos tons Connect, Kashmir ou Canela, este último voltado para quem deseja uma cor mais escura.

Padrão Kashmir

Padrão Kashmir

Padrão Connect

Padrão Connect

Padrão Canela

Padrão Canela

 

Para se inspirar, acesse nosso catálogo de combinações perfeitas!

Veja também: FAQ: tire todas as suas dúvidas sobre MDF

————————————————————————————————————–

A Arauco é referência em painéis em MDF de alta qualidade e resistência. A marca está presente em diversos países da América Latina. http://www.trupan.com/

(1) Comentário

Comentários Facebook

Uma resposta para Móveis planejados e sob medida são a mesma coisa?

  1. Pingback: Como deve ser o quarto do bebê - Blog Arauco - Painéis de MDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *