Marcenaria decifrada: chega de dúvidas!

A marcenaria é uma arte, afinal, transformar em objetos reais aquele projeto que estava nos sonhos do consumidor requer muita dedicação e sensibilidade. Porém, essa área também é repleta de questionamentos e mitos.

Com a ajuda do portal Design Fórum, identificamos as principais dúvidas de marceneiros e outros profissionais que projetam mobiliários para facilitar a rotina de todos. Confira abaixo as respostas!

Quais são as medidas ideais para prateleiras?

Depende de qual será a função do móvel. Para guardar livros e revistas, a profundidade ideal é de 35 cm, com montantes a cada 1 metro. Já no guarda-roupa, devido à grande quantidade de peças, a profundidade das prateleiras deve variar entre 53 e 60 cm, sendo que as divisórias precisam ser instaladas a cada 1 ou 1,20 metro.

Ter armários livres de mofo é possível?

Sim! Durante o projeto, verifique cuidadosamente as instalações elétricas e hidráulicas. A ideia é evitar montar armários em uma cozinha que possui infiltrações, por exemplo. Ao notar uma mancha na parede, procure determinar a causa antes de instalar os móveis.

Cozinha Arauco

É preciso ressaltar que o MDF é mais resistente à água do que outros materiais, mas não é imune a sua ação. Se você precisa de um painel para áreas úmidas, pode optar pelo MDF Hidrófugo da Arauco, que possui resinas especiais, tornando-o resistente à umidade, ideal para ambientes como banheiros e lavanderias.

Como fazer a manutenção de móveis e armários?

A limpeza não é complexa, mas exige atenção aos produtos químicos utilizados. Piero explica que nunca se deve usar lustra-móveis porque ele acaba com as resinas internas naturais da madeira, responsáveis pela proteção do móvel. A melhor opção ainda é usar o tradicional pano umedecido com detergente neutro para a higienização diária.

Quero transformar a minha casa. Como contratar um bom marceneiro?

Indicação é tudo no mundo dos negócios. Procure conversar com outras pessoas que tenham contratado o profissional e veja as opiniões sobre atendimento, tempo de entrega e outros detalhes. Sempre que possível, conheça o portfólio do profissional e analise os móveis já criados.

Leia também: Tabelas de medidas para facilitar a rotina

————————————————————————————————————–

A Arauco é referência em painéis em MDF de alta qualidade e resistência. A marca está presente em diversos países da América Latina. http://www.trupan.com/

2 Comentários

Comentários Facebook

2 Respostas para Marcenaria decifrada: chega de dúvidas!

  1. Eduardo ponte disse:

    Gostaria de receber as novidades que ronda o mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *