Ergonomia no escritório: como a marcenaria pode ajudar?

Passar o dia sentado no escritório faz parte da rotina de muitos trabalhadores. Diante dessa tendência, especialistas criaram um segmento para garantir a qualidade de vida dos funcionários enquanto digitam, se locomovem pelo escritório e fazem outras tarefas cotidianas.

Bastante divulgada nos últimos anos, a ergonomia é a ciência que busca entender a relação entre as pessoas e os métodos de trabalho, sejam eles tecnológicos, como os computadores, ou parte do mobiliário, como cadeiras e mesas.

Marcenaria e ergonomia: tudo a ver

Se você recebe solicitações para projetar escritórios, é importante conhecer alguns aspectos de ergonomia para a composição do mobiliário. Analise sempre como proporcionar conforto e auxiliar na boa postura dos trabalhadores.

A seguir, para facilitar o seu dia a dia profissional, selecionamos dicas para a fabricação dos móveis mais populares em escritórios.

Cadeiras: insira cinco rodinhas nas cadeiras, buscando oferecer a estabilidade necessária para suportar o peso do corpo. Como nem todas as pessoas têm o mesmo tamanho, o assento precisa ter ainda regulagem de altura, e revestimento plano, para facilitar a circulação. Os apoios de braço também são vitais, pois auxiliam na sustentação da pessoa e aliviam a tensão sobre ombros e coluna cervical.

Postura correta

Mesa: nela, o colaborador realiza a maior parte de suas atividades, como digitar no computador, atender ao telefone, beber seu cafezinho e fazer anotações à caneta. Por isso, a mesa deve ser elaborada com bastante cuidado.

Apesar de a norma brasileira estipular a altura da mesa entre 72 e 75 cm, especialistas afirmam que o tamanho ideal é entre 73 e 76 cm, favorecendo a boa postura. A profundidade também deve ser observada, e precisa garantir uma distância mínima entre a tela e os olhos, conforme a imagem abaixo.

Postura correta

O profissional deve considerar também que as mesas acomodarão objetos como canetas, teclado, caderno, agendas, copos, enfim, itens comuns do dia a dia. Por isso, a mesa deve oferecer largura suficiente para deixar estes objetos.

Escritório

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente através dos comentários!

Leia também: Como planejar o closet ideal?

————————————————————————————————————–

A Arauco é referência em painéis em MDF de alta qualidade e resistência. A marca está presente em diversos países da América Latina. http://www.trupan.com/

(1) Comentário

Comentários Facebook

Uma resposta para Ergonomia no escritório: como a marcenaria pode ajudar?

  1. Pingback: Como deve ser o quarto do bebê - Blog Arauco - Painéis de MDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *