Cuidados especiais com a sua casa no inverno

Na estação mais fria do ano, é comum que as pessoas procurem diferentes maneiras para aquecer suas casas. Por isso, o uso de aquecedores, fogões a lenha e lareiras aumentam consideravelmente, mas aumentam também os riscos de acidentes domésticos.

Separamos algumas dicas importantes de como se proteger e evitar os acidentes.

Cuidado com os aquecedores: nunca ligue esses aparelhos próximos a cortinas, tapetes, móveis ou outros objetos que possam pegar fogo rapidamente. Não deixe as crianças próximas ao aquecedor, pois o contato pode provocar sérias queimaduras, e nunca desligue o aparelho puxando diretamente o fio da tomada.

Instalação elétrica: procure não ligar vários eletrodomésticos simultaneamente, principalmente na mesma tomada. Evite o uso dos famosos “T”. Fique atento aos problemas de instalação e revise a rede elétrica regularmente.

Lareiras: não deixe cortinas, tapetes, madeiras ou qualquer outro objeto próximo à lareira quando ela estiver acesa. Mesmo depois do fogo ser extinguido, a brasa ainda pode causar incêndios, utilize sempre a tela de proteção. No caso de fogões a lenha, mantenha-o a uma distância de pelo menos 3 metros dos móveis, cortinas e qualquer objeto inflamável.

Lareira

Líquidos: para quem tem crianças em casa, o cuidado deve ser redobrado, a maior parte dos acidentes envolve os pequenos. Líquidos quentes como chá, chocolate quente e cuias de chimarrão estão na lista dos principais vilões.

Mantendo a lareira segura

Por fim, nunca utilize aquecedores artesanais. Sempre ao sair de casa certifique-se de que todos os aparelhos estão desligados e que fogões a lenha e lareiras estejam apagados.

Veja também: Casa aquecida no inverno

————————————————————————————————————–

A Arauco é referência em painéis em MDF de alta qualidade e resistência. A marca está presente em diversos países da América Latina. http://www.trupan.com/

(0) Comentários