Cinco lições de Oscar Niemeyer que podem nos inspirar

O Brasil tem muitos motivos para sentir orgulho da sua contribuição para a arquitetura moderna mundial e o gênio Oscar Niemeyer é uma delas.

Dentre as obras mais famosas do arquiteto estão os projetos da cidade de Brasília (DF), a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA), o Museu da Arte Contemporânea, em Niterói (RJ), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), o Ibirapuera (SP), o Sambódromo da Marquês de Sapucaí (RJ), entre tantos outros monumentos e construções dentro e fora do país.

Como podemos nos inspirar na generalidade e criatividade do arquiteto em nosso dia a dia? De que forma é possível aplicar os seus ensinamentos na área de arquitetura? Nós separamos algumas lições deixadas por ele para que você se inspire:

1.Defina a sua personalidade

Quem olha para uma obra de Oscar Niemeyer logo percebe que ela é de sua autoria. Isso se chama identidade formal. No caso do arquiteto, as curvas e formas elementares são a característica principal de sua obra. Pense no que mais te inspira, as cores e as formas que combinam com a sua personalidade e aplique-as, como forma de criar a sua marca autoral.

2. Cuidado com as modas passageiras
O trabalho de Oscar Niemeyer sobrevive ao tempo e isso faz com que suas obras sejam notórias mesmo com o passar dos anos. Seu estilo moderno mantêm a relevância e continua sendo admirado apesar das tendências passageiras.

3. Acredite nas suas ideias
Mesmo com muitas críticas às suas obras, Niemeyer seguiu firme com a sua postura e estilo arquitetônico. A adoção de curvas para substituir os ângulos e as retas foi o que conferiu fluidez ao seu trabalho e personalidade às suas obras. “De curvas é feito todo o universo”, ele dizia e em nenhum momento voltou atrás.

4. Aprenda com quem é mais experiente
Niemeyer teve um grande mentor, o arquiteto suíço Le Corbusier que ele conheceu durante o seu primeiro estágio não remunerado no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. O aprendizado lhe permitiu projetar o prédio O Berço, em 1937, no Rio de Janeiro. Valorizar o que os mais experientes têm a ensinar é extremamente importante para se tornar mais criativo e aperfeiçoar o seu trabalho.

5. Coloque o seu trabalho antes do dinheiro
Oscar Niemeyer tinha a fama de ser desprendido do dinheiro e não acumulou fortunas. “Eu não quero nada além da felicidade geral”, disse certa vez. Para ele, a arquitetura como expressão dos seus ideais e como ferramenta para criar um mundo mais igualitário e otimista era a razão de seu trabalho. O dinheiro estava em um plano secundário.

(0) Comentários

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *