Cada marcenaria tem as suas características próprias como tamanho, especialidade, mercado de atuação, quantidade e diversidade de materiais no estoque. Independente das necessidades do seu negócio, a organização é fundamental para garantir a saúde financeira e o crescimento sólido.
Uma das principais regras para alcançar a organização é ter um nível de armazenamento que acompanhe a venda dos produtos, ou seja, ter um estoque bem administrado e evitar gastos desnecessários com materiais. Veja algumas dicas:
1. Compre materiais para os próximos 30 dias
Na hora de abastecer o seu estoque, compre apenas itens de giro rápido que serão utilizados no próximo mês. Evite estocar painéis que podem ser oferecidos a pronta-entrega e não os armazene por mais de um mês. Isso pode significar dinheiro parado.
2. Guarde um bom espaço para itens essenciais
Pelo menos 70% do seu estoque deve ser dedicado aos itens de uso universal em móveis, como dobradiças, colas, corrediças, cavilhas, entre outros
3. Tenha sempre à mão os itens mais difíceis de conseguir
Dispositivos mais raros de encontrar no mercado precisam constar no seu estoque para evitar atrasos e interrupções na produção.
4. Organize as suas ferramentas de trabalho
Um marceneiro organizado sabe exatamente onde estão as suas ferramentas. Ao finalizar um dia de trabalho elas devem ser limpas e guardadas no estoque de maneira visível e organizada.
5. Tenha controle das entradas e saídas
Pode ser um software ou até uma planilha de Excel, você escolhe, mas é fundamental registrar em um documento todos os produtos do estoque, as entradas e as saídas. Assim fica mais fácil entender a necessidade de compra, produtos próximos de vencer e outras informações importantes.