5 dicas para manutenção e limpeza do seu imóvel!

No Meu Primeiro Imóvel 3, apresentamos dicas para colocar a mão na massa e decorar o seu primeiro imóvel. Falamos sobre como contratar marceneiros e pedreiros, além de pontuar alguns passos para encontrar os melhores preços de materiais e artigos decorativos.

Agora, vamos falar sobre a manutenção e a limpeza do seu apartamento ou da sua casa. Separamos 5 dicas práticas para manter sua casa organizada, aconchegante e com tudo funcionando.

 

Quarto: luz e ventilação

Para evitar a proliferação de ácaros, é importante que você mantenha as cortinas sempre abertas para a luz entrar (mesmo em dias nublados) e, quando conveniente, abra as janelas para ventilar. Manter o ar circulando também ajuda a combater a umidade em lugares fechados.

 

Lâmpadas: elas também precisam de limpeza

Quanto mais empoeiradas, mais chances (até 50%) elas têm de queimar. Se você usa lâmpadas fluorescentes, é indicado ter algumas de reserva para quando precisar.

Ainda melhor, seria optar por lâmpadas de LED, elas têm um valor mais alto, mas trazem o melhor custo-benefício: não queimam com facilidade (duram até 30 anos) e iluminam de maneira mais eficiente.

 

Piso: seu assoalho não precisa de água

Se o seu piso é de madeira, o ideal é fazer a limpeza com aspirador de pó. Se você não tiver o eletrodoméstico, pode usar uma vassoura de pelo ou um pano seco.

Evite lavar o assoalho com água corrente ou pano molhado. A umidade e o calor (use cortinas e tapetes contra a exposição ao sol) são os principais responsáveis pelo empenamento da madeira.

 

Piso: limpeza de azulejo, cerâmica ou porcelanato

O produto mais indicado para a lavagem de cerâmica é o sabão em pó neutro, utilizado com esponja ou pano úmido. Detergentes agressivos, ácidos ou soda cáustica, assim como escovas e produtos com amoníaco prejudicam o esmalte do material e seu rejuntamento.

 

Portas de madeira: pintura

É recomendado fazer a pintura de portas de madeiras a cada 5 anos. Para isso, a porta deve estar totalmente lixada (sem brilho nenhum) e você deve utilizar uma tinta esmalte (fosca ou com brilho).

 

Esse foi o último texto da série “Meu Primeiro Imóvel”. Gostou das nossas dicas? Compartilhe no Facebook e curta a nossa página.

Você também pode fazer a leitura dos outros textos da série clicando nestes links:

Meu primeiro imóvel 1 – Como tornar o sonho realidade?

Meu primeiro imóvel 2 – É hora de decorar, por onde começar?

Meu primeiro imóvel 3 – 5 dicas para fazer a decoração

 

(0) Comentários

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *