Puxadores: como transformar um móvel com um detalhe

Os puxadores têm o poder de transformar totalmente um móvel. São tantas opções de modelos e de materiais, que fica até difícil saber qual escolher. Então, vamos dar uma ajudinha pra você!

Antes de se decidir, preste atenção não apenas na cor ou na textura, mas, principalmente, em aspectos como o local e o estilo do móvel e do ambiente, a função e a segurança.

Nos armários da cozinha e do banheiro, por exemplo, como são muito utilizados, opte por puxadores embutidos ou lisos, sem muitos detalhes, para facilitar a limpeza, e por materiais mais resistentes. Só tome cuidado para que combinem com os demais acessórios, como as torneiras.

No quartos, o ideal são os puxadores com alças mais longas, já que as portas dos armários são maiores. Em cômodas e gavetas, use a sua imaginação! Vale até colocar diferentes tipos de puxadores, desde que haja harmonia na composição e nos materiais.

Entretanto, quando se tratar de um quarto de criança, a segurança vem em primeiro lugar. Você pode abusar da criatividade, com puxadores bem coloridos e divertidos, mas eles devem ser menores e mais delicados, com formas mais arredondadas e sem pontas, para não provocar acidentes. Evite ainda puxadores em gavetas alinhadas verticalmente, pois as crianças podem utilizá-los como escada.

Nos móveis da sala, não há restrições quanto ao modelo e tamanho dos puxadores, desde que sigam o estilo do ambiente. Evite apenas puxadores muito pronunciados em móveis que fiquem em pontos de passagem de pessoas, para não machucá-las.

Variedade

 

Atualmente, temos puxadores de diversos materiais, como vidro, porcelana, acrílico, metal, madeira, cerâmica, resina, couro etc.

Os mais resistentes são aqueles confeccionados em latão e aço inox, geralmente utilizados na cozinha e nos banheiros. Os de metal e em couro ficam perfeitos em ambientes modernos e mais sofisticados.

Os puxadores de cerâmica e madeira são mais tradicionais e dão um ar mais romântico ao móvel. Em pequenos armários para guardar acessórios, os motivos e ideogramas orientais conferem um charme especial à peça. Já os puxadores em metal dourado, em contraste com a madeira mais escura, dão refinamento a cômodas e cristaleiras.

Agora que você viu como esse acessório é tão importante e versátil, faça a sua escolha e deixe qualquer móvel mais bonito!

(0) Comentários

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *